Disposição Jogadores no Jogo da Sueca

O jogo da Sueca exige a participação de quatro jogadores, divididos em duplas e posicionados à volta de uma mesa, para que ambas as equipas estejam de frente uma para a outra. Mandar o jogo abaixo é possível com menos de 10 pontos e ausência total de trunfos.

Para jogar, é utilizado um barulho de onde não constam as cartas “8”, “9” e “10”, e a ação deverá desenrolar-se no sentido anti-horário. Cada jogador recebe 10 cartas, sendo que as mesmas deverão sempre ser cortadas, baralhadas e distribuídas de acordo com as regras estipuladas pelo jogo. Caso tal não aconteça, a dupla infratora poderá ser penalizada.

A título de exemplo, poderemos referir uma situação hipotética, onde uma mesa será composta por A, B, C e D, sendo que A e C formarão uma equipa, e B e D formarão a outra. O A deverá começar por baralhar, o C corta, o B distribui e o D dá início à partida. A cada rodada a “mão” roda para a esquerda, fazendo com que depois o B baralhe, o D corte, o C distribua e o A dê inicio à partida.

Escolha do Trunfo no Jogo da Sueca

O jogador que fica encarregue pela distribuição das cartas tem o direito de decidir se começará a distribuição por si ou se receberá as cartas por último. Caso prefira receber por último, deverá iniciar a distribuição pelo seu lado esquerdo, seguindo sempre a devida ordem. A sua última carta deverá ser virada para que possa ser vista, e o naipe dessa carta determinará o naipe do trunfo. Caso o distribuidor comece por si, então a carta trunfo será sempre a primeira a ser virada.

Deitar Jogo Abaixo no Jogo da Sueca

Se o jogador que der início à partida tiver menos de 10 pontos em sua mão, terá a possibilidade de pedir que as cartas sejam redistribuídas, de modo a obter uma mão mais poderosa. A mesma regra é válida para todos os restantes jogadores que possuam menos de 10 pontos.

Regras do Jogo da Sueca

A Sueca é um jogo caracterizado pelo silêncio, o que significa que é proibida a troca de informações entre parceiros durante o decorrer do jogo. Caso tal aconteça, os jogadores em questão poderão vir a ser penalizados.

O jogador determinado iniciará a partida através da colocação de uma das suas cartas sobre a mesa, carta essa que definirá o naipe que todos os jogadores deverão seguir. Após todos os jogadores terem exposto as suas casas, aquele que apresentar a carta mais alta será o vencedor dessa “vaza”.

Após cada vaza ganha as cartas serão viradas com os seus valores para baixo. Mas tal apenas acontecerá após todos os restantes jogadores terem tido a oportunidade de olhar para as mesmas. As cartas são guardadas numa pilha separada por um dos membros da equipa vencedora, e o jogador responsável por colocar a carta mais alta deverá depois voltar ao jogo, colocando uma nova carta na mesa e definindo um novo naipe. É proibido ver que cartas já jogadas em cada monte de cartas usadas.

A determinada altura no decorrer do jogo, se um jogador não tiver em sua posse o naipe da puxada, ser-lhe-á permitido colocar uma carta de qualquer naipe na vaza. Se uma das cartas escolhidas for do naipe do trunfo, então o jogo estará cortado e irá para este jogador, a menos que o adversário consiga cortar mais alto.

É importante referir que, todos os jogadores que ainda tiverem oportunidade deverão sempre obrigatoriamente seguir o naipe da puxada, mesmo que o jogo tenha sido cortado. Caso uma das duplas desconfie que os seus adversários quebraram a regra, poderão acusar renúncia por parte deles.

Sempre que um jogador puxar de 4 ases seguidos, os seus adversários ganharão automaticamente 4 pontos.

Ao procederem a uma acusação, os jogadores deverão rever as vazas anteriores, de modo a conseguirem provar que houve, realmente, infração das regras.

Valor das Cartas no Jogo da Sueca

As cartas seguem a sua própria hierarquia, e possuem sempre um valor associado:

  • Cartas   Nome / Valor
  • Ás/11 Pontos
  • Sete/10 Pontos
  • Rei/4 Pontos
  • Valete/3 Pontos
  • Dama/2 Pontos
  • Demais cartas/0 Pontos

Por menor que o trunfo possa ser, é importante lembrar que é sempre mais valioso do que qualquer outra carta.

Número de Pontos no Jogo da Sueca

Ao todo são 40 cartas, possuindo, no total 120 pontos. No final das 10 vazas cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas vazas em que foi vencedora, sendo que a que obtiver 61 pontos ou mais será considerada a vencedora da rodada.

Importante notar que o número de vazas ganhas não tem necessariamente relação com o número de pontos ganhos, pois uma vaza com as cartas 6, 5, 4, 3 e 2 não deu ponto nenhum para a dupla que a ganhou, por exemplo.

O número de vazas ganhas não está necessariamente associado ao número de pontos ganhos, na medida em que uma vaza com as cartas 6,5,4,3 e 2 não daria quaisquer pontos.

Caso a equipa vencedora faça mais de 90 pontos, o valor da vitória ainda é de 2 pontos. Mesmo um placar de 90-30 ainda uma vitória de apenas 1 ponto.

Se a dupla vencedora obter os 120 pontos, a vitória da partida será atribuída automaticamente. Caso se dê um empate, a rodada seguinte valerá 1 ponto a mais do que o normal.

Posted on 8 Novembro '12 by , under Jogo da Sueca.

One Comment to “Disposição Jogadores no Jogo da Sueca”

29.01.15 at 03:38
Posted by lopes

Adoro jogar sueca